O que é?

A marca precisa funcionar para quem faz e para quem usa.

Pra quem faz: sua equipe e todo mundo que fala em nome da marca.

Pra quem usa: seu cliente e todo mundo que tem contato com ela.


A criação da jornada ideal do usuário é feita com a análise de dados de uso e satisfação, referências de mercado e feedbacks constantes com clientes, usuários e equipe interna.

Tudo para que a experiência de todos os envolvidos seja de fato positiva, funcional e facilitadora em todos os pontos de contato.

Pra que serve?

Serve para facilitar tudo que for possível. JIU atua em toda jornada de venda, compra, uso e suporte, do começo ao fim. 


1. Entende o atual cenário.

2. Define a experiência do produto ou serviço.

3. Aciona os times responsáveis pela entrega final.

4. Cria um processo facilmente replicável para equipe interna.

5. Ativa um produto relevante e facilitador ao usuário final.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

1. Definições

É o ponto de partida do mapeamento para entendermos como tudo acontece, dentro e fora da empresa.

Produto ou serviço?

Diferencial

Canais de atuação

Áreas envolvidas

Entendimento do modelo de atuação do produto ou serviço oferecido (digital, físico, sazonal, recorrente e etc) e o que ele faz na prática. Com base nisso, a jornada ideal é escolhida.

Validação do que o difere da concorrência, para que seja possível valorizar de forma estratégica em todas as etapas possíveis da jornada de conexão com o cliente.

Mapeamento dos canais onde o produto está ativo (online ou offline) e direcionamento do plano ideal, levando em consideração a estratégia adotada e a particularidade de cada um deles.

Envolvimento dos times de criação e entrega do produto, para validações, pesquisas e testes da atual experiência da marca.


Ex.:

Marketing
  Comercial

  Tecnologia

  Operação

2. Jornadas de atuação

Muito além do entendimento da marca, produto ou serviço, visualizamos o passo a passo de realização e entrega, para saber exatamente o que funciona ou não. Assim é possível construir uma jornada específica e segmentada no que de fato faz diferença.


Como conceito sem prática vira discurso, então separamos um caso real para explicar os detalhes de toda essa jornada mapeada e criada para uma empresa especialista em atendimento.


* Dados confidenciais, números e estratégias não foram colocados aqui por questões éticas. 

* Cada setor ou empresa tem uma necessidade específica.

* Produções genéricas não resolvem problemas.

2.1. Prospecção

Dentro de todas as possibilidades de comunicação, posicionamento, ativação de parcerias e gaps de mercado, escolhemos os que mais faziam sentido de acordo com o produto e público de impacto. Assim, criamos uma linha de comunicação ativa para gerar valor de marca aos usuários desde a fase de conhecimento e venda até o pós-venda e relacionamento no dia a dia.

Materiais de prospecção

A escolha do canal serve de base, o que de fato conecta todas as duas pontas (marca e cliente) é a ativação certa, no momento certo e com o conteúdo exato.

Pitch de vendas com personalização visual para cada prospect.

Proposta comercial simplificada, explicativa e única para cada cliente.

Campanha de lançamento e valorização dos produtos existentes.

Planejamento de comunicação e temas para a assessoria de imprensa.

Foi o que fez sentido para eles e acelerou o fechamento com as maiores marcas de varejo e moda do país.

Jornada do Prospect

Gerar valor em cada uma das etapas, desde a venda até a entrega final, foi o que permitiu um crescimento acelerado. 

Disponibilizamos insights estratégicos para toda a jornada de evolução do prospect, visando facilitar processos de entendimento com mockups e MVP’s, desde o momento zero até o momento de recompra.

2.2. Imersão

Imergir é um processo que faz diferença na percepção de valor e reconhecimento de qualidade. 

Na venda: adaptamos a linguagem verbal e visual para chamar a atenção.

No pós-venda: direcionamos tudo que poderia ser avaliado para evolução do cliente.

2.3. Implementação

A implementação de tudo isso só é possível com o envolvimento de todos os times, líderes e responsáveis práticos das entregas. Para que haja pleno entendimento, interconexão de times, geração de novas ideias, testes e validações práticas da jornada ideal do usuário.

2.4. Operação

Depois de terminada a imersão e implementação, é a hora de colocar tudo no ar com quem fica na linha de frente. É aqui que o processo mostra resultado.

Mas nada disso fica no achismo e muito menos na cabeça de quem faz. Isso é documentado para que qualquer atual ou novo membro da equipe saiba por onde começar e o que fazer de forma simples.

2.5. Relatórios e Insights

Cada caso requer um foco específico, neste exemplo foi necessário um processo de aproximação com o cliente final para evolução da parceria e venda de novos serviços. Criamos um padrão de relatórios e insights constantes para que ele soubesse o status, próximos passos e performance geral do serviço.

3. Experiência do usuário

Depois do detalhamento de processos internos, vamos ao externo, isso é: a entrega prática ao consumidor.

Neste exemplo, além dos canais de atuação, recriamos toda a jornada experiencial do produto e a interface ideal para que o usuário tenha a melhor experiência possível.

Pensar em todas as pontas é o único caminho para uma experiência positiva. 

​A ideia de proporcioná-la facilita a vida do usuário de todas as formas possíveis, até que ele de fato se sinta parte importante do seu negócio.

E quem pertence, fica.


Voltar para Brand Experience

Contate-nos